quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ATIVIDADE INTEGRADA DE ESPORTE E LAZER




SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA




Como divulgado de 21 a 28 acontece as comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, comemorado conjuntamente por várias instituições que trabalham com a pessoa com deficiencia intelectual e múltiplas. Finalizando a semana será realizado dia 28 de agosto uma ampla atividade de intregração, esporte e lazer, já inclusa na programação da semana todos os anos em São Luis.


Nesta importante atividade podemos contar com a solidariedade e a alegria de cooperar de nossos parceiros, dentre eles várias empresas de transporte, CEST, profisionais e técnicos de diversas áreas, estagiários, SEDEL, TV Difusora e outros tantos colaboradores... A eles nosso muito obrigado!!!


Estarão presentes Escola Eney Santana (APAE- São Luis), Pestalozzi, Colégio Apoio e familiares...


sábado, 22 de agosto de 2009

APAE e PESTALOZI Comemorama Semana da Pessoa com Deficiencia


Neste ano a FENAPAE ou Federação das Apaes elegeu como tema para orientar seus
trabalhos de mobilização social e articulação da Rede Apaeana a temática: Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

A campanha da Semana Nacional do Excepcional será baseada no tema do ano, que busca sensibilizar a sociedade para construção da acessibilidade do deficiente intelectual, sendo necessária uma mudança de atitude e a incorporação de valores indispensáveis para que o convívio social do deficiente seja efetivo, tais como a tolerância e o respeito.

Um dos aspectos emergentes sobre acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual nos remete à escola. Trata-se da acessibilidade curricular, um tema a ser considerado entre os obstáculos a serem vencidos, para que o aluno com deficiência intelectual permaneça na escola e ascenda na carreira acadêmica.

Para melhor orientação dos trabalhos ao longo desse ano vários textos tem sido recomendados pela Federação:

1 . Acessibilidade Curricular; www.apaebrasil.org.br - Procuradoria – Leis, Decretos e Portarias.

2. Acessibilidade e a Indignação por sua Falta;

Para ampliação do entendimento legal sobre o assunto da acessibilidade sugerimos a leitura da Lei nº 10.048, de 08.11.2000, Lei nº 10.098, de 19.12.2000 e Decreto nº 5.296, de 02.12.2004. Visite nosso site www.apaebrasil.org.br - Procuradoria – Leis, Decretos e Portarias.

3. Acessibilidade: você também tem compromisso - design universal e acessibilidade;

4. Acessibilidade digital para as pessoas com deficiência e para os idosos;

5. O acesso das pessoas com deficiência ao emprego formal;

6. Norma de acessibilidade para pessoa com deficiência mental.

mais informações : http://www.apaebrasil.org.br/artigo.phtml/14602

DURANTE A SEMANA DE 21 A 28 DE AGOSTO A APAE DE SÃO LUIS ESTARÁ COM UMA PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA ATIVIDADES EXTERNAS E INTERNAS A INSTITUIÇÃO:

21/08 - MISSA DE ABERTURA (IGREJA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA)

25/08 - PALESTRA FAMILIA: ESPAÇO DE AFETO E SEGURANÇA;

28/08 - AMPLA ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO DESPORTIVA E DE LAZER NO SESC OLHO D'AGUA