sábado, 25 de julho de 2009

COMPONENTES PARA UMA BOA EDUCAÇÃO


1. Disponibilidade por parte dos pais e/ou responsáveis - neste item destaca-se a importancia da presença não só física mas acessível, disposta e disponível a criança. Aqui a relação de segurança, cumplicidade se torna o maior ganho.


2. Oferta de uma rotina e estrutura - o caos deixa qualquer um sem controle de situação. A criança necessita saber das coisas q a acontecem rotinamente, lhe da segurança.


3. Estabelecimento de regras e limites de forma coerente e que possibilite a criança uma conciência dos atos e em que é limitada.


4. Trate os compromisso, regras com certas flexibilidades conforme a situação, as necessidades da criança oscila muito nessas fases.


5 . Quando demonstrando conciencia das coisas, embora cedo permita-lhe fazer escolhas com liberdade, mas oriente segundo valores virgentes a convivencia sadia em sociedade.


6. Seja claro na sua comunicação, use palavra acessiveis a criança e de uma elaboração q tenha alcance de entendimento.


7. Peça, em vez de repreender - Crianças se desligam e ficam surdas quando se sentem aborrecidas. Em vez de ameaçar diga a elas o que você quer que elas façam, mas seja seguro e determinado.


8. Valorize aspectos e atitudes boas em seus filhos.


9. Recompense-o pelo bom comportamento.


10. Seja firme com a criança em suas decisões mas não seja agressivo, principalmente a ponto de gerar-lhe ressentimento. Muitas marcas e feridas são abertas pelos pais nesse período e nunca cicatrizarão.


11. Sob qualquer circunstancia, mantenha a calma. A calma gera calma e segurança. Esse auto-controle gera um ambiente estável e a criança aprende que essa é melhor saida auto-controlar-se.


12. Cultive o perdão. Se vc perdoa constantemente, gera na criança atitudes de perdão.


13. Não provoque a ira do seu filho. Se você pretende educa-lo sendo referencial e mantendo um bom diálogo não provoque a ira. Ira gera Ira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é pra crescimento coletivo e troca construtiva, lembre-se disso...